domingo, 19 de fevereiro de 2017

Contributos para a História da Igreja em Portugal
As instalações SUD em Setúbal 

Em 27 de agosto de 1978 chegaram a Setúbal os primeiros missionários SUD formando a primeira congregação que passou a reunir nas instalações da Quinta de São Jerónimo, junto à Estrada Nacional 10, à saída da cidade. 

No dia 26 de fevereiro de 1980 A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, adquiriu por escritura pública, assinada em seu nome pelo presidente da Missão Lisboa, uma moradia na Avenida General Daniel de Sousa, em Setúbal, atendendo a que o espaço da quinta se manifestava insuficiente. 

Em 1 de dezembro de 1980 a congregação deixou as instalações da Quinta de São Jerónimo, onde começaram as suas reuniões, e mudou-se para o novo espaço na ampla avenida. 

No ano de 1983, fruto do crescimento da Igreja na cidade de Setúbal, procedeu-se à aquisição de um terreno com cerca de 4.000 M2, na Rua Fialho de Almeida, na zona da Camarinha. 

Em 1987 foi construída de raiz uma capela no terreno então adquirido, dividindo-se a congregação, ficando a pertencer à designada Setúbal I os membros com endereço a poente da linha do caminho-de-ferro e a Setúbal II os que residiam a nascente da mesma. 

No dia 28 de junho de 2005 a Igreja adquiriu uma propriedade designada por “Quinta da Azedinha”, junto à Avenida dos Ciprestes para ali edificar uma nova capela atendendo a que as instalações da Avenida General Daniel de Sousa se mostravam desadequadas. 

Em 25 de Março de 2017 será realizada a cerimónia de lançamento da primeira pedra da nova capela destinada a acomodar os santos dos últimos dias setubalenses, que esperamos seja aberta ao culto no próximo ano de 2018 tal como o Templo de Lisboa, com obras de construção em curso no Parque das Nações em Lisboa. 

Rui Canas Gaspar

2017-fevereiro-19