REAÇÕES AO ANUNCIO


Chegou a Nossa Vez!


O testemunho emocionado e vibrante da família Paulo Adriano, durante o anúncio de um templo para Portugal. Uma visita ao local da dedicação de Portugal à pregação do Evangelho relembra-lhes o significado de ter, no nosso país, a Casa do Senhor.

Chegou a nossa vez

O dia 2 de Outubro de 2010 será com certeza um dia histórico para a Igreja e em especial para a nossa família.

Estávamos sentados em família para o início da primeira sessão da conferência geral no sábado, quando ouvimos as palavras do profeta a dizer que devido ao crescimento da Igreja, iriam ser anunciados cinco novos templos.

O meu filho Henrique olhou para mim e começou a susurrar "Portugal, Portugal, Portugal..."; ao que eu respondi "calma, pode não ser desta.." mas com a esperança interior de que este seria o momento. Então o profeta disse "Lisbon, Portugal". Não me contive e em conjunto com algumas pessoas mais entusiásticas que assistiam à conferência demos um grito audível em toda a vizinhança (sim, sabemos que não é próprio... mas foi inevitável).

Em seguida fez-se um silêncio reverente e muitas lágrimas correram pelo rosto de muitos que habitualmente nunca vemos chorar. Uma alegria interior confirmada pelo Espírito, de que este momento era um momento de alegria e de grande responsabilidade.

Vieram à minha mente os nomes de pessoas que ao longo do seu percurso na Igreja, têm trabalhado incessantemente para a divulgação do Evangelho e no estabelecimento dos alicerces da Igreja em Portugal. Muitos de nós esperamos por este momento 35 anos. Foi difícil manter a concentração ao longo dos oradores seguintes, na transmissão da conferência, com tanta alegria na mente e no coração.

Sei que este vai ser um tempo cheio de desafios e bençãos para a Igreja em Portugal. A realidade de virmos a ter um templo dentro de poucos anos irá trazer sem dúvida muitas oportunidades para partilhar o Evangelho com os portugueses - através da grande mediatização da mensagem da restauração e do plano de Salvação.

Uma viagem pela história da Igreja em Portugal
Sei que o crescimento será grande e esta é a oportunidade de ouro para a reactivação e partilha do Evangelho. Em 1976, quando fui batizado com os meus pais e irmãos a mensagem do plano de salvação foi uma das mais especiais que recebemos. Em 1985, viajámos por 3 dias até à Suiça para sermos selados em família. Durante a minha missão em 1986, tive a oportunidade de ensinar centenas de portugueses sobre as bençãos do templo e do Plano de Salvação. Em 1990, fui selado com a minha esposa Irene Sá Barros para toda a eternidade no templo de Salt Lake City. Desde 2000 que temos frequentado o nosso templo de Madrid assíduamente, como muitos outros membros portugueses.

Este ano tivemos a oportunidade de nos Estados Unidos, visitar os templos de Salt Lake City, Moutain Timpanogos, Jordan River, Draper, St. George, Las Vegas, Bountifull e Provo e, em conjunto com os nossos 5 filhos, sentir as bençãos de ter um templo à distância de alguns quilómetros. Estamos ansiosos por ter esta realidade na cidade de Lisboa, onde nascemos.

Ontem, dia 5 de Outubro, decidimos visitar o local em Sintra onde o Presidente Thomas S. Monson dedicou Portugal para a pregação do Evangelho, no ano de 1975. Este é um local onde se sente uma paz especial, por ser um marco da edificação do "Farol da Europa"

O testemunho das bençãos que resultam da frequência ao templo
Sei que se formos fiéis poderemos receber todas coisas que o Nosso Pai Celestial tem reservadas para nós e que através da frequência ao Templo podemos aproximar-nos mais do evangelho de Jesus Cristo e entender o propósito da criação e nela sentir felicidade e paz.

Paulo e Irene Adriano, Daniela (18), Henrique (15), Alexandra (14), Sofia (8), Madalena (.8M).


N.R. Texto retirado do site oficial da Igreja SUD em Portugal www.igreja-jesus-cristo.pt






O anúncio mundial de que seria construído um Templo em Portugal feito ontem pelo Presidente Thomas S. Monson na abertura de uma sessão de uma Conferência Geral da Igreja é de uma enorme importância para os Santos em Portugal.
Em todos os países onde o Templo existe a Igreja aprofundou os seus alicerces. As famílias tornam-se mais espirituais, os jovens buscam ao Senhor com uma enorme alegria, os adultos solteiros têm uma oportunidade de serviço excelente, os pais e todos os membros em geral têm um local onde podem buscar a devida inspiração e renovar energias para o dia a dia.
A construção do Templo em Portugal é um sinal de que a Igreja entre nós amadureceu; é um sinal de que os portadores do sacerdócio estão a fazer o seu trabalho, é um sinal de que as nossas irmãs têm colocado em acção a solidariedade e a caridade como um modo de vida.
A existência do Templo vai criar no coração dos nossos jovens um desejo acrescido em se casarem e selarem para a eternidade. Como sabemos do ditado português “ longe dos olhos longe do coração”, o contrário também é válido; ter o Templo por perto significa que estará ao alcance dos nossos olhos muito frequentemente e o bom espírito que normalmente se sente vai levar a que os nossos jovens possam desejar ter isto nos seus futuros lares e a probabilidade de assim suceder aumenta muito quando as famílias estão seladas para a eternidade.
Posso imaginar a alegria dos nossos bispos sempre que tiverem de levar os seus jovens para baptismos num determinado sábado que lhes será designado; como será mais fácil os jovens fazerem uma pausa, orarem e meditarem no lugar certo sobre as suas metas, sobre os seus projectos de vida, sejam eles religiosos ou seculares, com os seus líderes ou com os seus pais ao seu lado.
Posso imaginar a alegria dos missionários ao falarem do Templo aos seus investigadores e como será interessante para um bom líder da obra missionária ou dois mestres familiares ou duas professoras visitantes conduzirem pela primeira vez um converso ao Templo.
Como será excelente para as líderes da Primária poderem levar as suas crianças a uma actividade ao redor do edifício do Templo e falar-lhes que um dia, quando tiverem 12 anos elas irão entrar no Templo para participarem das primeiras ordenanças pelos entes queridos. Podem ensinar as nossas crianças mais velhas sobre a doutrina do Templo, não de forma abstracta, mas no próprio local onde elas podem tocar com as suas mãos as paredes do edifício.
Como será fácil termos casais maturos, já retirados dos seus afazeres mundanos, servirem a tempo inteiro na Casa do Senhor. Podem fazer uma missão de tempo integral no Templo e continuarem a viver no seu próprio país. Como será muito mais fácil para os nossos idosos que felizmente vivem mais tempo, poderem continuar a frequentar o Templo e serem uma fonte de contínua inspiração para os mais novos. Para os nossos idosos 600 Kms são uma barreira impressionante e esta vai deixar de existir.
Por todas estas razões um Templo em Portugal é de importância vital para o nosso crescimento interno, para o crescimento da nossa espiritualidade, para uma maior facilidade em realizar o trabalho vicário, para o crescimento real e absoluto do número de membros da Igreja no nosso país. Quem sabe até, se a emigração entre os Santos da Igreja venha a diminuir se o Templo conduzir as pessoas a tomarem decisões pessoais, financeiras ou não, mas decisões mais sábias nas suas vidas.
Quando ontem soube do anúncio feito pelo profeta da nossa Igreja senti-me novo, senti que tinha passado por mim uma onda de entusiasmo, senti que doravante já não há muitas razões para não sermos um povo completamente feliz. Senti-me orgulhoso por ser português, orgulhoso por ser um Santo dos Últimos Dias e orgulhoso por ser actualmente um bispo desta Igreja. Como bispo vejo neste anúncio uma motivação acrescida para a minha evangelização junto das pessoas.
Bispo Venâncio Caleira
Ala de Setúbal I
Portugal



Ora bem, era dia 2 de Outubro, quando eu estava muito bem sentado ao lado da Sara Cordeiro, para a primeira sessão da 180º conferência geral da igreja.
Um clima agradável na sala, tentaram pôr o ar condicionado, mas foi desligado de seguida pois o clima natural até estava ameno, no entanto, ninguém estava a espera da bomba que iria acabar de ser lançada. Ah e tal, vamos lá ouvir os novos 5 templos anunciados, Lisbon-Portugal,... Espera, quais e que foram os outros 4?
Esse deve ter sido o pensamento de muitos passado algum tempo, pois na altura desse anúncio, só faltou os irmãos saltarem das cadeiras a festejar como se a selecção nacional tivesse marcado golo... Mas também, não é de espantar... Eu confesso, que apeteceu-me esmagar a Sara com um grande abraço, mas, assim que comecei a pensar que podia tornar um momento marcante espiritual, num momento macabro por esmagar a coitada, fiquei parado, mas com uma grande alegria dentro do peito... Ok... Não podia abraçar ninguém... Tinha que mandar aquela euforia de alguma forma... Então, nesse momento, peguei no meu telemóvel, e mandei uma mensagem de regozijo a todos os Mórmons que eu tinha no telemóvel... Mais tarde soube, que a irmã Vanda Gonçalves chorou ao ler a mensagem... Cumpri com o objectivo de pôr alguém em lágrimas... Felizmente de uma forma mais pacífica que a 1º opção... Foi mais ou menos isto que eu senti quando o templo iria ser construído na nossa pátria...
Como todos os leitores deste relato incrivelmente incompetente podem ter reparado, tive uma reação completamente natural... Penso que o sentimento foi geral... Vamos esmagar a Sara... Ok, se calhar já estou a exagerar na tentativa de ter algum bom humor, vou passar para algo mais sério.
Sou grato pelo Senhor ter ouvido as orações do povo português, e de termos a oportunidade de ter um templo em Portugal. Sou grato pelo Pai nos conceder esta oportunidade, de trabalharmos em sua obra na nossa própria terra.
Eu sei que a Igreja é verdadeira, e que temos profetas que são de facto videntes e reveladores dos tempos modernos... Sou grato por ter este conhecimento, por ter o evangelho na minha vida.
E deixo este testemunho, em nome de Jesus Cristo, Amém
Pedro Caleira
Líder de Adultos Solteiros – Estaca de Setúbal


Sábado, dia 2 de Outubro de 2010 - não posso dizer que esperava tratar-se dum sábado como outro qualquer, visto este fim-de-semana ser dedicado inteiramente à conferência Geral da Igreja. Uma oportunidade que todos temos, a cada 6 meses, de ouvir palavras inspiradoras do nosso profeta, apóstolos e outras autoridades gerais da Igreja. Porém, hoje ao sentar-me para assistir à 1ª sessão desta conferência, nunca imaginei que este dia se tornasse, de facto, tão especial e inspirador. Tudo decorria como esperado... o maravilhoso coro do tabernáculo encantou-nos ao abrir a sessão com um hino, ao que se seguiu a oração... Logo, logo, dar-se-ia início aos discursos, tal como seria esperado. Olhei para o ecrã e quem falava para nós era o nosso Pres. Thomas S. Monson e ouvi-o dizer qualquer coisa como: "E agora anunciarei a construção de novos Templos"; baixei a cabeça e pensei para mim: "Seria engraçado se ele dissesse Portugal... mas naaah... um dia... um dia..." - ao que o profeta diz: "Lisboa, Portugal". Levantei a cabeça, olhei para a pessoa que estava ao meu lado com os olhos bem abertos... Nem podia acreditar! Só dizia: "Um Templo! Um Templo!!!" Uma felicidade imensa atingiu o meu coração. Aquilo porque tanto ansiávamos finalmente estava-se a realizar. Por toda a sala ouvia-se um burburinho. Irmãos olhavam-se entre si e perguntavam: "O profeta disse mesmo Lisboa? Portugal? É mesmo um Templo?". Todos irradiavam espanto e felicidade... lágrimas escorriam.... e era notório que o próprio tradutor do Pres. Monson também se encontrava emocionado. De facto, palavras não bastam para exprimir aquilo que cada um de nós sentiu ao ouvir aquelas palavras. Sentimos que de facto, Deus olha para cada um de nós. Ele ouve nossas orações e está atento aos nossos esforços para levar esta obra avante. A construção de um Templo em Portugal é apenas mais um passo para o cumprimento da profecia de que esta nação será o farol da Europa. Ganhámos mais ânimo, mais força, mais coragem, para nunca desistirmos de lutar por aquilo que é certo e justo. No entanto, também mais responsabilidade, pois agora chegou a hora de provarmos que de facto somos merecedores desta maravilhosa bênção e de que estamos à altura de fazermos parte desta geração escolhida para estes últimos dias. Mais uma porta abriu-se para que o evangelho possa ser levado a todos os filhos do Pai Celestial, seja nesta esfera ou na esfera espiritual, e nós fazemos parte daqueles que foram escolhidos para ajudar nesta obra. O Pai ama-nos, o Seu Filho Jesus Cristo ama-nos. Ambos estão com os olhos voltados para nós. Que os nossos olhos possam estar também voltados para Deus, o Pai e para o nosso Salvador, Jesus Cristo.
Sara Cordeiro
Membro da Sociedade de Socorro da Ala Setúbal II
A sair em breve para Missão
Como sempre ando sempre a ser um pouco “Marta” com muitos afazeres e andava a aspirar quando aparece o Rogério aos gritos com um sorriso de orelha a orelha e disse-me o Prés. Monson anunciou um templo para Portugal, no princípio não percebi muito bem fiquei um pouco tonta achei que não tinha ouvido bem, corri para o computador e dei comigo a pensar como o Senhor é generoso connosco, que neste tempo de crise, nos abençoou com um templo mais próximo e com menos custos. E pensei nas mães como eu que têm dificuldade em deixar as crianças para ir a Madrid e como se torna bem mais fácil para todas nós. É uma grande bênção para todos nós e para este cantinho, já agora será pedir de mais que possa ser deste lado do rio?? Bom creio que neste momento não importa muito a localização apenas que vamos ter um templo AQUI.
Carla Almeida
2ª Conselheira da Sociedade de Socorro da Ala Setúbal I



Carla Almeida recolheu estas informações no facebook logo após a notícia do anúncio, muitas mais reações foram e serão ainda acrescentadas
Rose Vea
LISBONPORTUGALWILL HAVE A TEMPLE!!!YAY
Lisboa, Portugal vai ter um templo!!! YAY
Sister Kava
prima, realmente, temos k poupar os nossos pennies (lol) pra la ir ... e fazer shopping tambem. LOL
Rose Vea
Sim, vamos poupar nosso dinheiro e fazer tudo para ir lá
Vanda Gonçalves
que bom estou imensamente feliz
elder Kyle Petit
· PORTUGAL IS GETTING A TEMPLE!!!!!!!!!!! quite possibly the greatest announcement of my entire life!!! oh my goodness oh my goodness.....
Portugal Vai ter um Templo !!!! possivelmente o maior anuncio de toda a minha vida!!
Alexandra Domingues
What a JOY....Lisbon, Portugal Temple...at last...enfim o templo anunciado, que benção enorme nestes últimos dias que antecedem o regresso de Cristo...momentos de alegria verdadeira...aquela que dura e perdura entre as adversidades desta vida terrena...o melhor esta ainda por vir e juntos celebraremos tudo...Be strong and Courageus TOGETHER!...
3 hours ago · Comment ·UnlikeLike · View Feedback (12) Hide Feedback (12)
Bela Bernardo
Que benção maravilhosa. O dia tão esperado chegou
Nota
Segundo informação da irmã Kava o Presidente. Terry (ex-lider da Missão Lisboa-portugal) desabou em lágrimas
Realmente somos um país especial não deixamos ninguém indiferente

Ouvir o nosso amado profeta Thomas S. Monson na conferência a anunciar 5 novos Templos, um deles em Lisboa, Portugal fez com que fosse um dos dias mais felizes da minha vida =D Irmãos e Irmãs, grande benção estamos a receber, mas também grandes responsabilidades. Sejamos cada vez mais firmes e fiéis no Testemunho que cada um de nós tem desta obra maravilhosa que é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Christophe Jaime
Caldas da Rainha - Portugal


O anúncio do templo foi algo muito desejado, como penso ser para todos os santos portugueses, mas inesperado. Nesta altura quando a Igreja enfrenta desafios de crescimento em Portugal, parecia que ainda íamos ter de passar uma longa travessia no deserto, até que um novo crescimento trouxesse um templo.
Afinal a meu ver, o Senhor vai dar-nos o templo para nos ajudar a crescer como Igreja e como povo sud português.
Há muito que Portugal é mencionado, mesmo a nível dos Doze, como um farol para a Europa, já o foi nos tempos em que servi missão, e agora estava a seguir o mesmo rumo que a Europa e a perder “elan” de farol. Penso que um templo aqui, aliado à crise financeira que atravessamos, vai pôr as pessoas a pensar, e os humildes irão procurar o Senhor mais uma vez. O templo vai gerar curiosidade, perguntas, vai dar muitas respostas a quem busca, mas também vai haver muita falsidade espalhada.
Tudo oportunidades para pregarmos o evangelho restaurado.
Também vai ser importante para os irmãos de Angola, onde sirvo como conselheiro da Missão.
Agora as vindas anuais a Portugal, serão acompanhadas com uma oportunidade especial de estar no templo sem sair de Lisboa !!!
Penso que para todos os santos angolanos, aqui convertidos, é também um momento especial, até que Angola tenha também o seu…e palpita-me que demorará menos que aqui!
Sejamos gratos por esta dádiva, e preparemo-nos para usá-la bem, fazendo genealogia e partilhando o evangelho restaurado em especial o significado dos templos.
Sem dúvida, esta é uma obra maravilhosa e um assombro, em nome de Jesus Cristo
Amén
Artur Miranda
Conselheiro do Presidente da Missão Moçambique
Responsável pela Igreja em Angola
Hoje dia 2 de Outubro, foi um dia especial para mim. De manhã os meus filhos e marido surpreenderam-me com prendas e parabéns! Estava tudo bem, mas mal sabia que o melhor estava para vir… o anúncio de um templo em Portugal, Lisboa onde nasci, e no meu dia de aniversário.
Pena que vá para África agora, mas como ainda leva uns tempos, talvez já esteja de volta e a dedicação calhe de novo no dia do meu aniversário !
Sinto que algo vai mudar. O Senhor prepara a sua Obra aqui, em África, por todo o mundo, reunindo e preparando os santos para o milénio que certamente virá. Que estejamos prontos e dignos desta bênção… vou-me afincar na Obra Genealógica ainda mais.
Mónica Miranda
Membro da Sociedade de Socorro
Esposa do Conselheiro do Presidente da Missão Moçambique
O sentimento que tive quando o nosso profeta anunciou a construção de um Templo em Lisboa-Portugal, foi de completa felicidade, queria segurar as lágrimas, mas elas não paravam de rolar pela cara. O meu testemunho fortaleceu-se consideravelmente, o Senhor continua a fazer milagres e não se esquece de nenhum dos Seus filhos. Senti mais força e um desejo muito forte para servir em Sua casa, e frequentá-la com assiduidade.
Eu sei que este evangelho é verdadeiro, que os seus ensinamentos são para ser seguidos, a lei do dízimo, palavra de sabedoria, lei de jejum, os mandamentos, são para testar a nossa fé e obediência. Todos estes princípios abençoam-nos individualmente e às nossas famílias.
Em nome de Jesus Cristo
Amém
São Miranda
Ala Setúbal II - Portugal


Parabéns Portugal, pelo Templo de Lisboa.
A minha alegria por esta notícia é imensa.
Que honra ter participado desta obra neste país tão especial.
Fico feliz de ter dado minha colaboração, por menor que tenha sido.
Parabéns irmãos.
Sílvio Roberto Soares Gama
Rio de Janeiro - Brasil

Queridos Irmãos,

Nesta ocasião histórica gostaria de convidá-los a escreverem o vosso testemunho e sentimentos sobre o significado de termos um templo em Portugal.

Publicaremos esses testemunhos nas Páginas Locais da Liahona, no website da Igreja em Portugal (www.igreja-jesus-cristo.pt) e na página do Facebook da Igreja em Portugal (www.facebook.com/mormonsportugal)

Muito obrigada pelo vosso serviço dedicado.

Atentamente,

Silvia Díez Adriano
Editora Nacional das Páginas Locais da Liahona para Portugal



Confesso que não esperava de todo este anúncio maravilhoso, nesta 180ª Conferência Geral, dia 2 de Outubro de 2010, dia em que a minha neta Carolina Sofia faz onze meses. Acho que ainda estou um pouco zonza tal foi a surpresa ! … Quantas vezes ao ouvir o Presidente Hinckley a cada seis meses que esperei ouvir esta notícia que finalmente chegou. É incrível como o Senhor está atento a cada pessoa, a cada anseio, a cada pensamento justo dos seus filhos.
Não é que estando eu no Templo nestes últimos dias de Setembro, me passou pela mente um daqueles pensamentos “pessimistas” ao verificar que no futuro se tornaria muito mais difícil ir à “Casa do Senhor” dado à distância e ao avanço da idade, que inevitavelmente sentimos e sofremos? Pois na minha bênção patriarcal diz que eu devo ir ao templo com frequência fazer ordenanças de salvação pelos meus antepassados que partiram desta vida sem conhecer o evangelho de Cristo, o que eu tenho tido a bênção de conseguir cumprir desde 1993 até agora, com todo o prazer e pouco esforço físico.
Foi com grande alvoroço interior e gratidão que recebi esta boa nova fantástica. Desejava gritar para toda a gente : Portugueses vai-se construir um templo SUD… vai-se construir um templo SUD. Só tenho pena de não a ter conseguido receber em direto, pois atrasei-me um pouco a chegar à transmissão via satélite rececionada na Ala Setúbal II – Portugal.
De qualquer modo, Obrigado Meu Pai
Ana Gaspar
Conselheira da Presidente da Sociedade de Socorro da Ala Setúbal I


O TEMPLO DE LISBOA
A colaboradora do Grupo Informativo Alaum, irmã Chris Ayres, tem estado a acompanhar em Salt Lake City todo o desenvolvimento noticioso deste anúncio que enche os sud portugueses de grande alegria

http://temploportugal.blogspot.com
O site Lds Church Temples já abriu uma página para o Templo de Lisboa Portugal, anunciado hoje na 1ª sessão da 180th Conferência Geral Semianual. Neste site será colocado todas as fotos de construção, notícias relacionadas e andamento da obra para o novo Templo Lisboa Portugal. Vale a pena também se cadastrar para receber mensagens de atualização, na opção 'Join Mailing List' à esquerda da tela:
No blog existente sobre o crescimento da Igreja, diz que Portugal é o país com mais membros em toda a Europa e o segundo com maior número de membros e que até agora não tinha um templo depois da Nicarágua. A pessoa que colocou estas informações (em 2008) ainda disse que um dia construiriam um templo em Lisboa. Bingo!
A notícia também já se espalhou pelos jornais dos EUA:
ou
TOME NOTA
No site http://www.ldschurchtemples.com/lisbon/
que citei na notícia, também há a opção de 'Submit a photograph'. Assim que fôr anunciado o local exato, o site aceita fotos e publica-as com direitos autorais do local da construção, durante a construção e depois de pronto. Os santos portugueses poderão colaborar com as fotos mais lindas, que já provaram tirar através deste blog!


Incontestável nossa alegria, é como se fosse nossa Sião, nossa Nova Jerusalém, nossa terra prometida desde as eternidades.
Nossa Casa de David, profecia cumprida de Isaías em Portugal, agora todos virão de todos os cantos de Portugal e adorarão ao Deus de Israel em Sião Lisboa Portugal.

Josué Oliveira
Dublin - Irlanda


Anúncio do Tempo de Lisboa, Portugal segundo Luís Camara Manoel (Coordenador do Grupo de Interpretação da Igreja)
Um dia de júbilo na Cidade do Lago Salgado
De há 16 anos para cá tenho tido a bênção e privilégio de poder participar no processo de interpretação das conferências gerais da Igreja, inicialmente inserido num grupo misto de intérpretes Brasileiros e alguns (raros), Portugueses, e desde há 7 anos para cá, com um grupo exclusivamente constituído por santos Portugueses.
Durante este período tenho sido testemunha das grandes alegrias que o anúncio dos novos templos tem trazido ao coração de muitos dos intérpretes das 92 línguas aqui representadas. Embora procurasse regozijar-me com eles no seu júbilo, confesso alguma tristeza sempre que constatava que a lista de localidades para novos templos findava antes que o nome do meu país fosse proferido.
Esta semana foi diferente. Logo após a reunião devocional da manhã, minutos antes do início da primeira sessão de Sábado, dirigi-me à cabine de som onde sabia que encontraria a famigerada lista que mais uma vez tinha sido omissa do trabalho a que tive acesso durante a semana. Devido a uma breve conversa com um dos coordenadores do departamento para acertar alguns detalhes relativos ao nosso grupo, atrasei-me em relação aos outros membros da equipa em dirigir-me à cabine. Ao chegar deparei-me com os membros da minha equipa num estado que me é difícil descrever. O irmão Eurico Costa estava sentado em silêncio com a cara repousada nas mãos. Era óbvio que estava a chorar. A irmã Dina Nelson, também banhada em lágrimas, e com um sorriso aberto, deu-me um abraço, e o Bispo Manuel Gomes da Silva, também visivelmente emocionado, apontou-me para o papel verde que repousava no seu lugar habitual, junto ao painel de controlos. “Um templo para Lisboa-Portugal” declarou. Peguei no papel, para verificar de que não se tratava dum engano. De facto “Lisboa, Portugal” era o primeiro de cinco templos a ser anunciados.
O que se passou depois foi um misto de júbilo e pânico. Precisávamos de manter a calma para a sessão que iria iniciar dentro de segundos. Milhares de coisas passaram-me pela cabeça num muito curto espaço de tempo: Pensei como seria a reacção dos membros em Portugal? Pensei como gostaria de lá estar para sentir o seu espírito, olhar para os seus olhos, abraçá-los. Pensei sobre os muitos santos que amo e que há décadas esperavam por este momento. Pensei na minha família e como será maravilhoso levar lá a minha esposa e filhos para ver a casa do Senhor no meu próprio país. E finalmente lembrei-me de ter dito a alguns santos em Portugal em 2009 que seria difícil um dia controlar as emoções deste anúncio. E de facto foi. O nervosismo inerente ao evento, aliado ao peso da abençoada mensagem que tínhamos para compartilhar, e ainda a algumas dificuldades técnicas com a mesa de som, constituíam uma combinação volátil para o discurso que se aproximava. A gravação atesta disso, e o resto é história.
O resto do dia foi passado num estado de “quase celebração”. Os muitos membros e ex-missionários que nos contactaram através de meios electrónicos providenciaram relatos das reacções ao anúncio. Foi para nós uma oportunidade impar para reviver com eles o evento de acordo com as suas experiências, o seu testemunho, e em comunhão com eles de novo chorar e celebrar.
O templo é uma bênção divina sem precedente ao nosso nobre país. É uma bênção divina para a obra missionária em Portugal. É uma bênção divina para o estabelecimento das estacas de Sião. É um testamento à fé dos membros fiéis de Portugal que consistentemente têm enchido o templo de Madrid e que poderão agora encher as salas do seu próprio templo.
Bem hajam os membros de Portugal pela sua fé, perseverança e paciência. Bem hajam os missionários que construíram o alicerce deste templo. E nós por cá, a equipa de Português Europeu, que nunca mais terá que esperar ansiosamente para ouvir ler na famigerada lista o nome do nosso querido país.





Uma notícia muito boa. A Igreja em PT é tão forte, mereciam muito ter um templo. Também por que Madrid fica bem longe... A cidade de Lisboa vai ficar mais bonita do que já é!
Ana Paula
Brasileira, residente na Suiça






Templo!
Aos meus queridos irmãos e amigos de Setúbal, se já tinha saudades vossa antes, hoje então nem se fala. Quem me dera estar aí convosco. Mas partilho a mesma felicidade, palavras não descrevem o que sinto hoje. Fica a promessa de vos encontrar no dia da dedicação do "nosso" Templo! Finalmente! Um abraço a todos.
Bela Braxton
Estados Unidos


"Querido irmão, ouviste a notícia? Um Templo em Portugal? Que maravilhoso!"
Fábio Allegretti Cooper
N-R. O irmão Fábio Cooper, hoje juiz brasileiro, foi um dos primeiros missionários em Portugal e foi o primeiro presidente de ramo da que é hoje a Ala Setúbal I-Portugal, a si se deve também esta maravilhosa bênção.
Um grande abraço para ele


Lamentavelmente, hoje devido à minha saúde, pela 1ª vez em anos, não pude ir assistir pessoalmente à transmissão da conferência geral, como tive que tomar a medicação de SOS não pude conduzir e fiquei deitada.
Mandei os meus filhos para pelo menos eles poderem ouvir as diretrizes do Senhor, para nós nos próximos 6 meses.
Acordei com o meu telemóvel a tocar, tinha recebido a mensagem que mais ansiava em meu coração há tantos anos.
Presidente Monson, anuncia em 1º lugar um templo em Lisboa, Portugal, não pude acreditar, saltei do sofá fui pedir ao amigo dos meus filhos, aqui ao nosso lado a Internet, para poder ouvir se aquilo que a irmã São e a minha filha me haviam dito, já não tinha tonturas, já me aguentava de pé, o meu vizinho não estava, mas aguardei ansiosa e a chorar de alegria, até os meus filhos chegarem e me trazerem esta boa nova.
Eles chegaram e o vizinho também, não é que eu duvidasse, mas eu queria ouvir, sentir e ouvir o espírito na boca do profeta.
Quando ouvi, ai quando ouvi, meus olhos se encheram de lágrimas, de alegria, gratidão ao Senhor, meu coração parecia que queria saltar do meu peito de tão forte que batia, as minhas orações tinham sido ouvidas, os meus jejuns respondidos, ainda continuo a chorar de gratidão ao Senhor.
Na hora que ouvi o nome do nosso país, meus joelhos dobraram e chorei incontrolavelmente de alegria, naquele momento louvei a Deus e lhe agradeci por tamanha benção, e agradeci aos grandes homens e mulheres que tudo deram e fizeram para que este dia chegasse.
Nunca duvidei que ele amasse o nosso país, mas hoje, pelo menos a mim deu-me um presente que não tem valor.
Só consigo dizer, OBRIGADA MEU PAI.
Marisa Alves
Setúbal - Portugal

"Puxa! Que legal! Pensei que tivesse um templo SUD em Portugal. Eu não sabia. Mas parabéns pra vocês! Essa notícia é maravilhosa!"
Taty Sputnik
São Paulo - Brasil


Parabéns Portugal, pelo Templo de Lisboa.
A minha alegria por esta notícia é imensa.
Que honra ter participado desta obra neste país tão especial.
Fico feliz de ter dado minha colaboração, por menor que tenha sido.
Parabéns irmãos.
Sílvio Roberto Soares Gama
Rio de Janeiro - Brasil


Ouvir o nosso amado profeta Thomas S. Monson na conferência a anunciar 5 novos Templos, um deles em Lisboa, Portugal fez com que fosse um dos dias mais felizes da minha vida =D Irmãos e Irmãs, grande benção estamos a receber, mas também grandes responsabilidades. Sejamos cada vez mais firmes e fiéis no Testemunho que cada um de nós tem desta obra maravilhosa que é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Christophe Jaime
Caldas da Rainha - Portugal



Irmãos,
Meu coração encheu-se de alegria e a minha face se encheu de lágrimas quando ouvi o Presidente Monson anunciar esse Templo tão desejado.
Eu e a minha família, que servimos ao Senhor no Templo de Curitiba, PR - Brasil, estamos a fazer metas para estarmos nesse lugar sagrado durante a dedicação do Templo.
Obrigado a todos os que contribuiram para esse feito grandioso!
Um abraço,
Miguel Sousa
Brasil - Curitiba


O anúncio do templo foi algo muito desejado, como penso ser para todos os santos portugueses, mas inesperado. Nesta altura quando a Igreja enfrenta desafios de crescimento em Portugal, parecia que ainda íamos ter de passar uma longa travessia no deserto, até que um novo crescimento trouxesse um templo.
Afinal a meu ver, o Senhor vai dar-nos o templo para nos ajudar a crescer como Igreja e como povo sud português.
Há muito que Portugal é mencionado, mesmo a nível dos Doze, como um farol para a Europa, já o foi nos tempos em que servi missão, e agora estava a seguir o mesmo rumo que a Europa e a perder “elan” de farol. Penso que um templo aqui, aliado à crise financeira que atravessamos, vai pôr as pessoas a pensar, e os humildes irão procurar o Senhor mais uma vez. O templo vai gerar curiosidade, perguntas, vai dar muitas respostas a quem busca, mas também vai haver muita falsidade espalhada.
Tudo oportunidades para pregarmos o evangelho restaurado.
Também vai ser importante para os irmãos de Angola, onde sirvo como conselheiro da Missão.
Agora as vindas anuais a Portugal, serão acompanhadas com uma oportunidade especial de estar no templo sem sair de Lisboa !!!
Penso que para todos os santos angolanos, aqui convertidos, é também um momento especial, até que Angola tenha também o seu…e palpita-me que demorará menos que aqui!
Sejamos gratos por esta dádiva, e preparemo-nos para usá-la bem, fazendo genealogia e partilhando o evangelho restaurado em especial o significado dos templos.
Sem dúvida, esta é uma obra maravilhosa e um assombro, em nome de Jesus Cristo
Amén
Artur Miranda
Conselheiro do Presidente da Missão Moçambique
Responsável pela Igreja em Angola




A Casa do Senhor em Portugal


No domingo passado, na reunião de testemunhos da minha ala aqui em Alpine, Utah, levantei-me para prestar o meu testemunho. As únicas palavras que me vieram há mente foram palavras de gratidão pelo anúncio do templo de Lisboa, Portugal.

O momento teve especial importância para mim porque, primeiro, eu faço parte da equipa de interpretação de Português Europeu e estava no centro de conferências com parte da equipa quando o templo foi anunciado, e, segundo, porque foi como o fechar de um círculo, uma vez que curiosamente, o primeiro Presidente de Missão que serviu em Portugal, o falecido Presidente William Grant Bangerter, saiu da Estaca de Alpine onde vivo, e pelo menos uma das suas filhas, a irmã Peggy Dowse, que viveu com os pais em Lisboa quando ainda pequena durante a sua missão, vive ainda aqui na minha Ala.

Com emoção, vi as lágrimas de felicidade que rolavam pela sua face quando lhe agradeci a partir do púlpito pelo trabalho pioneiro dos seus pais e dela própria. Depois lembrei-me de uma experiência que tive na primeira vez que fui ao templo, em 1989, no templo da Suíça. Na altura tinha apenas 16 anos.

Na noite anterior ao regresso a casa, estava reunido com os outros jovens do nosso grupo num dos quartos do hotel do templo. Eu e outro jovem estávamos sentados nas camas de cima dos beliches que estavam mais perto da janela e ficamos a olhar para o templo banhado pelas luzes que cortavam a noite. A certa altura, por entre o ruído que estava naquele quarto, ainda com os olhos fixos no templo, eu disse ao outro jovem, na inocência da minha juventude: "É espantoso pensar que neste momento Jesus Cristo pode estar a caminhar pelos corredores e salas daquele edifício. Aquela é realmente a Casa do Senhor." - Ao dizer isto, as lágrimas correram-me pelo rosto, e o forte abraço do Espírito Santo que naquele momento me envolveu, testificou-me que aquela era realmente a Sua Casa!

Como já foi tantas vezes dito desde o histórico sábado 2 de Outubro de 2010, é a resposta a tantas orações que durante tantos anos foram proferidas tanto pelos santos Portugueses como pelas centenas de missionários, presidentes de missão, autoridades gerais, etc. que alguma vez serviram neste jardim à beira-mar plantado.

Durante as férias deste verão, visitámos os jardins do templo de Logan Utah, com as nossas filhas. A dada altura, a Kita lembrou-se de como o Presidente Thomas S. Monson havia dito há algum tempo atrás que as crianças deviam também experimentar o templo, e até tocar nas suas paredes, porque “ao tocar no templo, o templo também nos toca a nós.” Imediatamente, a Joana, a nossa filha mais nova correu para tocar no templo, seguida pela Carolina, a mais velha. Os quatro juntamo-nos a tocar naquelas paredes naquele momento, tão simples, mas tão sublime, em família, unidos nos laços da eternidade tornados possível pelas ordenanças realizadas na Casa do Senhor pelo poder e autoridade do Sacerdócio.

A Kita mencionou também um discurso proferido recentemente numa conferência geral em que o Elder Gary E. Stevenson contou que um dia saiu com o seu pai e com os seus próprios filhos para dar um passeio de carro, também em Logan. O passeio levou-os pelas ruas que circundam o templo, o qual é visível de qualquer ponto da cidade porque está situado no topo de uma colina, virada para o Cache Valley. A certa altura, percebendo que estavam num sítio onde os netos nunca tinham estado antes, o avô perguntou – “Será que estamos perdidos?”. Depois de um momento de silêncio, um dos netos deu a mais profunda das respostas: “Olhe avô”, disse apontado para o templo de Logan no alto da colina, “nós nunca estaremos perdidos enquanto conseguirmos ver o templo.”

Quantas famílias terão agora a oportunidade de fazer o mesmo em Lisboa, quando a Casa do Senhor fôr erigida e assim fortalecer testemunhos, e solidificar metas feitas com os olhos fixos na eternidade?

Esta é a obra de Deus na terra. Jesus Cristo está à cabeça desta Igreja, e o anúncio do templo de Lisboa, Portugal, é mais uma etapa da preparação do Seu regresso à terra. E agora, o Senhor vai ter uma casa também em Portugal. Enquanto olharmos para a Casa do Senhor em Lisboa ou onde quer que estejamos, jamais nos sentiremos perdidos.

Eurico Costa
Ala Alpine 7, Estaca Alpine Norte, Utah
Estados Unidos da América



Eu não estava presente quando o presidente Monson anunciou a edificação de um Templo em Portugal, mas assim que recebi a mensagem eu nem queria acreditar, o meu coração encheu-se de uma alegria tal que não consigo explicar.
Esta é mais uma prova de que o Senhor confia em nós, o Povo português, e agora, sem dúvida alguma, temos o que é necessário para sermos o Farol da Europa.
Estou muito grato por este evangelho e sei que o Profeta Thomas S. Monson é um homem escolhido por Deus, com o poder revelador para presidir a esta Igreja, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Este é o meu testemunho, em nome Jesus Cristo. Amém.
Gerson Santos


TUBRO DE 2010



Templo em Portugal
O dia 2 de Outubro de 2010, foi duplamente especial para mim. Estava pela manhã já pronta para poder sair após o termino da primeira sessão matutina de sábado, para me dirigir para a Cidade do Lago Salgado afim de assistir com o meu filho mais velho e a sua namorada, à sessão de sábado à tarde, quando a sessão iniciou às 10 da manhã em ponto como sempre começa. Sentada no meu sofá da sala em conjunto com o meu marido, ouvimos com alegria o anúncio do templo em Portugal, ao qual confesso saltámos e gritámos de alegria, é verdade não foi muito reverente mas convinhamos foi bem mais forte que nós, e para além disso afinal estavamos em casa e à vontade. Imediatamente me deu vontade de estar entre os santos em Setúbal, onde vivi durante alguns bons anos. Imediatamente imaginei tão bem na minha mente a reacção de tantos e como gostaria de estar presente fisicamente para os abraçar e chorar com eles. Confesso que não me emocionei, pois este dia já estava a ser difícil por si só, iríamos comemorar o 18º aniversário do nosso filho Kevin, se estivesse fisicamente entre nós, por isso talvez só senti uma imensa alegria, a qual me deu força para encarar o resto do dia que já estava previamente agendado com todos os amigos do Kevin. Definitivamente o dia 2 de Outubro de 2010, e um dia histórico para todos os portugueses SUD e não SUD. A partir de agora e até à construção deste templo em Lisboa, o país chamado Portugal irá receber uma ajuda extra do outro lado do véu… é algo que me alenta diariamente, e uns dias mais que outros confesso, é que por mais que não pareça, não estamos sós!... Foi uma surpresa o anúncio do templo em Portugal e ao mesmo tempo não o foi, porque eu sempre senti que não iria demorar muito tempo… o nosso tempo, felizmente não é o tempo do Senhor. Um dia, e não tão distante quanto possamos pensar, teremos mais e agradáveis surpresas… amo-vos muito, deste lado do oceano mas perto de vós… SEMPRE!
Alexandra Domingues



NÃO PUDE DETER AS LÁGRIMAS

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor.” (Isaías 55:8). A irmã Elisa Monteiro reflecte o momento histórico que vivemos em Portugal.

Desde 1981 que tenho viajado para poder participar nas diversas ordenanças do templo, tão longe como Suiça, Alemanha, Suécia, Estados Unidos e Espanha. Por muitos anos orei para poder ter um templo no meu país. Madrid é bem mais perto de casa… mas ainda assim não posso deslocar-me sempre que desejo (o que acontece com muita frequência), pois economicamente é-me incomportável.
Quando o anúncio do templo de Roma, Itália foi proferido, fiquei feliz por todos os nossos irmãos italianos que, tal como nós, se têm de deslocar a distâncias consideráveis, mas um bocadinho triste e desapontada, porque eu realmente estava confiante de que seria a nossa vez de ter um templo em Portugal, tendo em conta o trabalho desenvolvido, por todos os portugueses, no templo de Madrid.
Nesse dia, em meu coração, deixei tudo nas mãos de Deus e pensei “que seja feita a Sua vontade” e nunca mais pensei ou orei sobre o assunto. Agora, 2010 tornou-se num ano histórico para Portugal e para mim em particular. Este mês faço 30 anos que me converti ao Evangelho, e em Dezembro fará 9 anos que fui chamada como trabalhadora do templo de Madrid. E agora o anúncio do templo para Lisboa, Portugal.
Estava na capela de Santarém, com um pequeno grupo de membros, mas a notícia de facto teve um impacto muito grande e fiquei estupefacta, em choque mesmo, levantei-me, saltei, bati palmas e não pude deter as lágrimas, que de alegria e gratidão, pelo meu rosto corriam enquanto dizia: “obrigada meu Deus, obrigada que bênção, obrigada!”
É bom demais para ser verdade, só pode ser um sonho, pensei, ainda tentámos rever, para confirmar, mas não foi possível, apenas a enxurrada de telefonemas e mensagens me trouxeram de volta à realidade, e é mesmo verdade, temos um templo em Portugal!
Alguns esperaram por esta notícia mais de trinta anos. Outros terão esperado bem menos, mas como podemos ver em Isaías 55:8 “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR”. Eu arriscaria a dizer também: o Meu tempo não é o vosso tempo e existe um tempo determinado para todas as coisas tal como podemos ver em Eclesiastes 3:1 “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu".
O Senhor pode tardar, aos nossos olhos, mas nunca falha! Chegou o nosso tempo (que poderá demorar mais 9 anos como demorou o Templo de Kiev ou mais 6 como demorou o Templo de Madrid desde que foi anunciado na conferência de Abril de 1993 até Março de 1999 aquando da sua dedicação). Na verdade esperaremos o tempo que for necessário, o que verdadeiramente importa é que teremos um templo!
Após o primeiro impacto, só me vinha à mente a escritura que fica em Alma 29:1 “Oh! eu quisera ser um anjo e poder realizar o desejo de meu coração de ir e falar com a trombeta de Deus, com uma voz que estremecesse a terra, e proclamar arrependimento a todos os povos! … E avisá-los de que vamos ter um templo aqui, onde todos os que se prepararem, poderão ser investidos com “poder” para perseverar até ao fim. Este é de facto o desejo de meu coração, de tal como o anjo, poder partilhar deste “fruto tão doce” e dos sentimentos de conforto e de paz que sinto na Casa do Senhor, a fim de que, também outros, possam desfrutar das bênções desta vida terrena e prepararem-se para o encontro com Deus.
Eu penso que os santos portugueses têm de facto um amor especial pelo trabalho do Templo e sempre foram fiéis participantes nesta obra, não importando quão longe tinham de se deslocar para a realizar. O Senhor deu-nos, finalmente, um voto de confiança, precisamos de nos preparar para estar à altura deste grande desafio.
Agora com este templo à “porta de nossas casas”, espero que a frequência possa aumentar, que possamos reformular as prioridades em nossa vida (tal como frisou o Presidente Uchtdorf: “Se de facto fizermos diligentemente aquilo que é realmente importante, isso direccionar-nos-á para o Salvador.” Que o amor por esta obra, que sempre nos moveu, possa ser reforçado, que a fé possa ser fortalecida assim como a determinação e o desejo de seguir e servir o Salvador, Jesus Cristo, são os desejos de meu coração neste dia memorável, e que aqui expresso e deixo no Seu sagrado nome, Ámem.





OS TEMPLOS SÃO DE FACTO A CASA DO SENHOR

Do Arquipélago dos Açores, em pleno Oceano Atlântico, chega-nos um testemunho de agradecimento pela benção de finalmente termos um templo em Portugal. Nas palavras do irmão Paulo Cabral, presidente do Distrito dos Açores.

Foi com uma grande surpresa e extrema alegria que ouvi o Presidente Monson anunciar o maravilhoso e tão esperado Templo de Lisboa, ficamos todos tão surpreendidos que quase não prestamos atenção a nada mais da primeira sessão da conferência. Ficámos todos tão comovidos por este anúncio, porque nós aqui nos Açores temos que fazer um grande sacrifício sempre que vamos ao templo, devido à nossa insularidade e custos elevados de transporte aéreo.
Quando lá vamos trabalhamos desde a altura em que abrem as portas do templo até que se fecham - porque nós sabemos que só poderemos voltar dali a um ano ou, para muitas famílias, com um intervalo maior ainda. Apesar dos custos para os membros Açorianos continuarem a ser elevados, agora tornou-se uma possibilidade para todos.
É uma bênção ter esse Templo no nosso próprio país. As razões pelas quais acho que os portugueses receberam esta bênção foram a sua frequência regular ao templo de Madrid e o trabalho excelente que muitos membros fazem em conjunto com os nossos missionários. A missão Portugal Lisboa tem sido a missão que mais tem baptizado em toda a Área Europa e devido ao grande esforço conjunto dos nossos missionários, da Presidência da Missão, das Presidências de Estaca e Distritos, dos Bispados e Presidências de Ramos, das nossas irmãs nas organizações auxiliares e devido à visão da Presidência da Área, todos nós membros da Igreja de Cristo, teremos agora, com a bênção de nosso misericordioso Pai Celestial, um maravilhoso e certamente lindo Templo.
Tenho um testemunho firme de que os Templos são de facto a casa de Deus na Terra, e fico emocionado ao pensar que teremos a honra de termos um Templo em nosso próprio país. Oro para que isso seja o propulsor que os Açores precisavam para nos tornarmos uma estaca em breve e podermos assim receber a plenitude das bênçãos do evangelho.
Presto meu testemunho que Deus vive, que Seu filho Jesus Cristo é de facto o nosso Redentor e Salvador. Oro para que os santos em Portugal dediquem agora ainda mais tempo a visitar a Casa do Senhor, para que assim possamos ser dignos dessa bênção. Gostaria de agradecer a todos os missionários da Missão Portugal Lisboa pelo seu trabalho abnegado que nos proporcionou esta bênção. Lembrem-se de que por mais difícil que seja a obra, são por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas. O Pai Celestial nos ama e deseja que todos nós voltemos a habitar com Ele. Exorto todos os membros a sempre apoiarem os seus líderes, porque eles foram chamados por Deus e recebem revelação directa para a vossa protecção espiritual. Também sou grato aos meus líderes que sempre sabem como me apoiar e aconselhar nos momentos difíceis. Esse é meu testemunho que deixo em nome de Jesus Cristo, Amém.
Ps.: Vemo-nos na dedicação do templo!
Texto retirado do site oficial da Igreja em Portugal : www.igreja-jesus-cristo.pt







Para quem vier a ler os sentimentos que sinto neste texto, fica a promessa que poderão saber por si mesmo assim como eu a veracidade de todas estas coisas.
2 de Outubro de 2010 ficará gravado na minha mente e no meu coração como um dia de Grande Bênção e porquê?
Porque o Apóstolo que há 36 anos atrás dedicou Portugal para a proclamação do Evangelho Thomas S. Monson, hoje Profeta de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, anunciou a construção de um TEMPLO, ou seja “A CASA DO SENHOR” em Portugal.
Para muitos, mais um edifício, para outros, um edifício com uma linda arquitectura, para mim e para muitos Membros da igreja a realização de uma Profecia.
Este dia também aconteceu devido à obediência dos membros em Portugal aos Mandamentos e Leis do Evangelho, assim como a confiança desenvolvida no Pai Celestial e no Salvador Jesus Cristo.
Na minha primeira mensagem deste ano, ou seja , em Janeiro, tive o sentimento claro que este ano seria um ano de grandes acontecimentos espirituais e intitulei-o de “O Ano Mágico, sem dúvida que tem sido, muitas famílias da nossa Ala (Setúbal II) têm elevado seu Padrão de vida, vivendo de forma digna a poder frequentar “A Casa do Senhor”(TEMPLO), o local onde não existe separação entre o céu e a terra, a Casa onde se fazem convénios que perduram para além da morte, a Casa onde portadores dignos do Sacerdócio de Melquisedeque com o mesmo poder que foi dado ao Apóstolo Pedro casam Marido e Mulher para esta vida e para a eternidade e Selam Pais aos Filhos, fazendo assim com que as Famílias sejam eternas.
Não consegui evitar as lágrimas por saber que o meu País , que muito amo, Portugal irá ter A CASA DO SENHOR, trazendo assim grandes bênçãos e protecção às Famílias que neste País vivem e como uma Nação é um conjunto de muitas famílias, isto quer dizer que o nosso País ou Nação também será muito abençoado.
Sei por mim mesmo que Deus e Jesus Cristo vivem e nos amam, sei que qualquer pessoa ou família que seja obediente aos Princípios e Leis do Evangelho trará prosperidade à sua vida, sei que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a única igreja nesta terra que o próprio Salvador Jesus Cristo dirige.
Podemos encontrar no Livro de Mórmon, na Bíblia assim como na Doutrina e Convénios e Pérola de Grande Valor todos os ensinamentos que nos ajudarão andar nesta boa terra e a saber fazer escolhas que nos levarão de volta ao nosso lar celestial.
Em nome de Jesus Cristo. Amém
Bispo Carlos Santos


QUARTA-FEIRA, 6 DE OUTUBRO DE 2010



Ao nos reunirmos no sábado à tarde na capela, em Ipswich, Inglaterra, contavam-se alguns membros Portugueses em meio aos membros Ingleses. Assim que ouvimos o anúncio, ouviu-se como que um AHHHHH!!!!! entre todos os membros portugueses. Estávamos eufóricos, nem queríamos acreditar. Como é sabido, típico da cultura do povo Inglês, por natureza, são um povo muito "contido" nas suas emoções, e sabemos que como diz o ditado: "em Roma sê como os Romanos", mas nem mesmo assim nos contivemos e foi como se estivéssemos em casa! Pessoalmente, nem consegui ouvir onde eram os outros Templos, mas fico feliz por eles também!
Eu sei que o Senhor tem um propósito especial para este templo, e sei que os santos em Portugal irão ser extremamente abençoados! A Obra Templária é sagrada e abençoa tanto os que já partiram, como os que fiel e humildemente lá trabalham. Este Templo é resultado de muitos anos de trabalho árduo entre os santos, que já bem mereciam! Mal posso esperar pela oportunidade de regressar "à minha terra" e partilhar desta sublime benção com a família e amigos!
Sei que o Salvador Vive e que nos guia através de líderes inspirados nesta terra. Esta é a Sua obra, e nada, nem ninguém a impedirá de se cumprir. Que possamos todos contribuir para que ela vá avante, e que soe, como uma trombeta, a todos os cantos da terra.
Em nome de Jesus Cristo, Amém.
Graça Serra
Ipswish - Inglaterra


RA, 8 DE OUTUBRO DE 2010



Vamos ajudar a Construir o Templo
Há um ano e nove meses atrás, quando recebemos o chamado para presidirmos a Missão Portugal Lisboa, no mesmo instante, eu disse à minha esposa:
-“Estamos a ser chamados para preparar a ida de um Templo em Portugal.”
Naquele momento o Espírito Santo inspirou-me, e esta é a razão que chega-mos pregando urgência na obra missionária.
Mais de um ano já passou desde que chegamos a Portugal, a urgência continua, apesar de que a união de toda a Missão propiciou que vários milagres acontecessem, pois este ano estamos literalmente a cumprir com a profecia de Teodore Tutle. Temos sido por todo o ano “O Farol da Europa”. Mas Agora além de estarmos vivendo o cumprimento de uma profecia, temos a honra de ajudarmos a construir a Casa do Senhor, Templo de Lisboa, Portugal.
Como podemos Ajudar?
Uma boa sugestão é fazermos doações para a construção do Templo. A outra boa sugestão é de imediato prepararmos a nossa pessoa, para sermos um Templo do Espírito do Senhor.
Porém um Templo é construido para abençoar todo o povo, mas este povo só será abençoado, se souber onde está o Templo. Para que serve o Templo? Que bênçãos recebemos no Templo?
As respostas a estas perguntas é a verdade mais importante que o povo de Portugal deve conhecer!
Quem levará esta verdade ao povo, com certeza nós, os missionários de tempo integral, o faremos, no entanto sozinhos não conseguimos um alicerce muito forte para o Templo, porém com a ajuda de cada membro, sem dúvida, veremos grandes milagres a acontecer e com certeza já começaremos a construir o Templo no coração de toda a gente.
Vamos viver esta aventura juntos, ajudar a abrir o Portal da Vida Eterna em Portugal.
Somos muito gratos a Deus e a vocês, por vivermos este momento histórico e
emocionante.
Amamos muito a Deus e ao povo que vive em Portugal.
Com grande entusiasmo,
Presidente Moroni Torgan


Gostaria de partilhar convosco o testemunho que tive quando soube da boca do nosso amado Profeta Monson que iríamos ter um templo em Portugal.

Pois bem irmãos gostaria de dizer-vos que sei e sinto há muitos anos que um dia ia acontecer, pois tenho na minha bênção Patriarcal bênçãos e promessas que falam nitidamente sobre o templo. Para mim foi uma confirmação do amor do Salvador e de que as bênçãos patriarcais são mesmo reais, assim como tudo o que nelas é relatado para nós.

Tive oportunidade de ir ao templo de Madrid recentemente e ter uma outra experiência maravilhosa com relação ao nosso futuro Templo. Estava com o meu marido na janela do hotel e paramos um pouco para vislumbrar aquela obra maravilhosa e quando fixei o meu olhar no pináculo tive um sentimento muito forte no meu coração e com as lágrimas nos olhos comentei que o templo em Portugal estava para muito breve e aquele sentimento acompanhou-me durante todo o tempo, e quando na sessão de sábado estava sentada na sala para assistir a transmissão da conferência geral e o Profeta Monson disse aquelas palavras "mágicas" que todos ansiávamos há tanto ouvir não contive as lágrimas e tudo o que o Senhor me tinha feito sentir era verdadeiro e só poderia vir através de alguém tão especial, bondoso e amoroso como o Salvador.
Tenho um grande amor pelo meu Senhor e por este evangelho, sei que é realmente verdadeiro e tem trazido grandes bênçãos para a minha vida e da minha família. Tenho a certeza que tudo isto está a acontecer porque são sinais de progresso e obediência do nosso povo.

Adorei ver as caras de alegria e cheias de lágrimas de todos os membros que estavam naquela sala quando foi dada a notícia, foram momentos de partilha únicos que jamais vamos esquecer porque este dia 2-10-2010 vai ficar marcado nas nossas vidas para sempre com um grande sentimento de gratidão e amor por alguém que sei que existe, nos ama muito e protege as nossas vidas, se assim o desejarmos.

Sou grata pelo Profeta e as suas palavras inspiradas para nós e também pela oportunidade que agora temos como família de servir a nossa Ala no chamado de Bispo do meu marido, ou como ele diz, guardião da Vinha do Senhor, isso tem trazido muitas bênçãos maravilhosas para a nossa família pois o serviço ajuda-nos a crescer e estarmos mais próximos de nosso Pai. É um líder fantástico e muito inspirado o Bispo Santos e como ele diz este era o "ano mágico" para a nossa Ala e para a Igreja. Sei que assim vai ser pois agora todos temos uma motivação com propósitos eternos para levar a sua obra avante, uma Casa Sagrada o nosso Santuário na terra.

Que possamos pensar cada dia sobre o que significa sermos Santos dos Últimos Dias e vivermos de acordo com os convénios que fazemos na Casa do Senhor. Este é o meu testemunho que deixo com muito amor e carinho em nome de Jesus Cristo, Amém.

Lili Santos
Ala de Setubal 2







2010



UMA BOA NOVA DE GRANDE ALEGRIA

“E ele disse-me: Desperta e ouve as palavras que te direi; pois eis que vim para anunciar-te as boas novas de grande alegria”. (Mosias 3:3)

O anúncio do Templo de Lisboa foi sem dúvida uma boa nova de grande alegria. Este é um momento muito especial para todos os santos em Portugal e um sinal de maturidade espiritual.
Este é o dia há muito esperado por todos nós e uma oportunidade para dar graças ao Altíssimo pela sua bondade para com o povo português. Temos agora, mais do que nunca, uma responsabilidade acrescida de ser uma luz para o mundo e deixar brilhar as boas novas de grande alegria que é o evangelho de Cristo.
É também um momento para converter o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos aos pais através do trabalho vicário. Estou convicto que esta bênção fará com que cada um de nós se empenhe com mais devoção aos nossos chamados e responsabilidades sendo um exemplo de dedicação à obra de Deus.
Eu sei que Deus vive e que nos ama. Que Jesus é o Cristo, Salvador e Redentor de toda a humanidade. Que os Templos são a casa de Deus e um lugar de paz e devoção. Em nome de Jesus Cristo. Amém.
Elder Fernando Rocha
Setenta de Área para Portugal




Queridos amigos,
Nossa alegria é grande pela maravilhosa notícia dada pelo pres. Thomas S. Monson no início da Sessão de Sábado de Manhã da 180º Conferência semianual.
Queremos desde aqui agradecer pelos maravilhosos testemunhos partilhados por todos os que não passaram indiferentes a este anúncio tão esperado. Um especial agradecimento ao Luis Câmara Manoel que soube tão bem passar-nos as mais prematuras reações expressadas pelos elementos da equipa portuguesa de tradutores. Particularmente, sentimos como se estivessemos também nessa cabine de som. Momentos intensos e inesquecíveis.
Agora, cabe a todos exercer a fé necessária para que este anúncio se transforme numa linda Casa do Senhor na brevidade possível. Obrigado Pai Celestial pela Tua bondade e misericórdia.
Família Torres
Ipswich - Reino Unido




"Foi uma das notícias mais felizes da minha vida, agora temos que continuar a trabalhar até ao pó, com amor ao próximo, com diligência, como meta e objectivo de cada um, todos juntos com esse objectivo vamos conseguir também receber um dia essa notícia de novo, mas agora um outro Templo em Portugal, mas agora no Norte, não necessariamente no Porto, mas seguramente nessa área. Força a todos e toca a continuarem a trabalhar tão bem como até aqui, vocês estão a fazer um trabalho maravilhoso até aqui, por isso continuem essa maravilhosa obra."
Hélder Teixeira
Badajoz - Espanha


Pessoalmente sempre acreditei que Portugal seria abençoado com um Templo :-)
Mas confesso que a minha falta de fé me levava a acreditar que essa realidade seria algo para acontecer daqui a uns 15 ou 20 anos :-)
O anúncio do Presidente Monson vem nos relembrar que "Os caminhos do Senhor não são os nossos caminhos".
Ele sempre cumpre com todas as Suas promessas e os Seus santos profetas sempre testificaram que Seus Templos seriam edificados enchendo esta terra para a preparar para a vinda do Senhor.
Foi realmente uma surpresa maravilhosa e que enche o meu coração de gratidão.
Revela o infinito amor que o Nosso Pai Celestial tem por todos os seus filhos.
Oro para que nos tornemos um povo mais diligente, trabalhando arduamente, conscientes da bênção recebida.
Amaro Graça
Presidente da Estaca de Setúbal - Portugal




Estou muito feliz por esta novidade, de que todos nós já sabemos, a existência de um templo em Portugal.
Quando o profeta divulgou esta notícia, eu não estava presente na conferência, mas recebi um SMS a informar da novidade. Quando li, senti uma alegria enorme, porque naquele momento senti que finalmente, nós em Portugal, estávamos dignos de recebermos a Casa do Senhor no nosso país.
Estou muito contente por saber que vou ter um templo em Portugal e por saber que ainda vou poder realizar coisas magníficas nele. Estou grato ao Pai Celestial por poder viver este dia. Estou muito ansioso de lá entrar e de ver como vai ficar, mas de certeza que vai ser lindo como todos os outros.
Eu sei que este templo vai ser muito especial e muito importante para o progresso da Igreja em Portugal.
Deixo o meu testemunho de que esta igreja é verdadeira e que os templos são os únicos sítios na terra onde os céus e a terra estão ligados directamente. Eu sei que as famílias são eternas, quando seladas no templo do Senhor, eu sei que vale sempre a pena esforçamo-nos e fazermos sacrifício pelas coisas do Senhor.
Estou mais uma vez grato, por ainda estar vivo para testemunhar a construção do templo em Portugal.
Eu sei que este templo tem um grande propósito aqui em Portugal, porque não é por acaso que vai se construir um templo no nosso país, porque tudo tem um propósito mesmo que não possamos entender.
Deixo as minhas palavras em nome de Jesus Cristo, Amém.
Fábio Melo Santos
Membro da Organização dos Rapazes
Ala Setúbal II





VAMOS TER UM TEMPLO SUD EM PORTUGAL !!!
Aconteceu comigo e penso que com a generalidade dos sud, não só portugueses, mas da lusofonia, incluindo também os milhares de missionários estrangeiros que tem servido em Portugal, a explosão dealegria ao ouvir o anúncio do Presidente Thomas S. Monson informando todo o mundo sobre a edificação de um templo em Lisboa, Portugal e isso foi contagiante.

De imediato começaram a ser trocadas mensagens de telemóvel, pouco depois, as redes sociais da Internet começavam a agitar-se com a notícia do acontecimento e na redação do GIA (Grupo Informativo Alaum) começaram a “chover” mensagens de todo o tipo, o que nos levou a criar o www.temploportugal.blogspot.compara podermos aí colocar toda a informação disponível, bem como os sentimentos que os irmãos manifestavam e queriam partilhar.

Passados os primeiros momentos de euforia é tempo de acalmar e de meditar um pouco sobre o assunto.

De fato, este anúncio representa o reconhecimento da maturidade da Igreja em Portugal, não tanto ao nível da quantidade mas sim da qualidade, no entanto, não nos iludamos, o nosso líder mundial anunciou, e se ele assim o disse, o templo será construído. Porém, ele não anunciou quando o vai ser…

Acreditamos que o anúncio do local da edificação e o consequente lançamento da primeira pedra poderá ocorrer já no próximo ano, porém, independentemente das questões protocolares, isso dependerá sobretudo dos sud portugueses e não tanto do Bispado Presidente, ou mesmo dos serviços autárquicos que certamente estarão sobejamente interessados no avanço rápido desta importante obra. É que se nós não nos esforçarmos por continuar a frequentar a “Casa do Senhor” o que até que a nossa esteja concluída será a de Madrid; se diminuírem, em vez de aumentarem, as pessoas em Portugal com recomendação para o templo; se diminuírem os membros dizimistas (não confundir com quantidades de dizimo doados); se as visitas de mestres familiares e professoras visitantes não aumentarem; se não houver um esforço acrescido da nossa parte para com a Obra Missionária, mesmo assim o templo será erigido, porque assim o profeta o anunciou. Porém, em vez de ser um grande templo poderá vir a ser um pequeno, em vez de se avançar com a obra num curto espaço de tempo, poderá avançar no médio, ou no longo prazo. Como tal, é minha convicção, que a rápida concretização deste sonho está mais nas nossas mãos do que nas da Primeira Presidência.

A edificação deste templo é a materialização da profecia de que “Portugal será um farol para a Europa” e se um servo autorizado do Senhor assim o disse, assim o será! Embora o edifício em si possa ser um símbolo, o importante é que cada membro desta Igreja porte o templo no seu coração e aja em conformidade com isso.

O edifício em si será uma obra marcante na capital portuguesa, um pouco a exemplo do que tem acontecido com todos os outros erigidos ou em construção por todo o mundo. Uma construção deste tipo deverá levar cerca de dois anos a concluir, ocupando centenas de operários de todas as artes da construção civil e tal como todos os outros espalhados pelo mundo ele será um belo exemplar arquitetónico certamente inspirado na traça construtiva lusitana. Um edifício que seguramente será apoiado por outras edificações, nomeadamente hotel destinado a visitantes e trabalhadores do templo, centro de estaca, pavilhão multi-usos, tudo isto harmonizado em grandes espaços exteriores ajardinados , estas caracteristicas farão dele um equipamento impar para os mórmons e de grande importância marcante para a cidade de Lisboa.

Antes do templo ser dedicado ao Senhor todos terão a oportunidade de o visitar interiormente, porém depois de o ser apenas os membros de a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias portadores de recomendação atestando a sua dignidade nele poderão entrar, mesmo assim, os seus espaços exteriores convidarão à meditação todos os crentes em Deus, não importa a que religião pertençam, exemplo do que acabo de afirmar foi o que presenciei nos jardins do Templo de Madrid, frente à entrada principal, dois dias antes do anúncio do nosso templo português, uma jovem muçulmana, com a cabeça coberta com o seu véu, meditando ao som, em volume reduzido, da para mim ininteligível música (ou orações) em língua árabe.
Rui Canas Gaspar

Sem comentários:

Enviar um comentário