quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Renascido das cinzas, graças à maravilha da engenharia moderna, com o trabalho  dos homens e pela vontade de Deus.

No coração das Montanhas Rochosas, em Provo, no Estado Norte-Americano de Utah, um violento incêndio ocorrido em 17 de dezembro de 2010 destruiu completamente o histórico Tabernáculo Mórmon, cuja edificação inicial ocorreu entre os anos de 1883 e 1898.

Devido à natureza dos materiais usados na sua construção depois do difícil combate por parte dos bombeiros locais, apenas restou o exterior do edifício, tendo todo o miolo sido consumido pelo fogo.

Num invulgar e difícil trabalho da engenharia moderna e tendo por principal objetivo manter a traça e memória daquele que era um dos mais emblemáticos edifícios do Estado de Utah, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias procedeu à recuperação do imóvel.

O renascido edifício foi transformado num Templo, cujas portas abertas para visitação pública ocorrerão a partir de 15 de janeiro de 2016, o ano em que no outro lado do Atlântico, em Portugal, se darão  início às obras de edificação do Templo de Lisboa.

Para se proceder à recuperação do edifício de quase 3.200 toneladas o mesmo foi suspenso no ar e as suas paredes foram assentes em estacaria com doze metros de altura, criando nesta faze da obra um cenário surreal.

Para dar maior estabilidade às paredes de tijolo foi aplicado no interior uma camada de betão formando uma resistente parede interior.

E é agora como um moderno e bem construído edifício que o antigo Tabernáculo Mórmon de Provo renasce das cinzas, como um belo templo, o segundo erigido naquela cidade onde se encontram sedeadas a principal Universidade patrocinada pela Igreja S.U.D. e o principal Centro de Treino Missionário para os jovens mórmons.



Rui Canas Gaspar

2016-janeiro-14

Sem comentários:

Enviar um comentário